Classes dos Platelmintos

O filo dos platelmintos é segmentado em três classes chamadas turbellaria, trematoda e cestoda.
  • Classe turbellaria é a classe a que pertencem os vermes de vida livre. A planária é um exemplo de platelminto dessa classe. Usam os cílios para a locomoção, são hermafroditas e fazem fecundação cruzada, ou seja, os dois platelmintos que estão cruzando ficam conectados pelos poros genitais até que a troca dos espermatozoides esteja completa, e então se separam. Além disso, as planárias se reproduzem assexuadamente e possuem um poder de regeneração muito grande. Ao cortar uma planária em diversos pedaços, você dará origem a diversas planárias novas.
  • Classe Trematoda são os platelmintos que possuem corpo revestido por uma cutícula, tendo ausência da epiderme e dos cílios. Além disso, sua boca é anterior e seu intestino é bifurcado em dois ramos. Fixam-se por meio das ventosas e são hermafroditas. A fêmea vive em uma cavidade do macho, e fazem fecundação cruzada e interna.
  • Classe Cestoda são os parasitas que vivem, normalmente, em intestinos dos vertebrados. Entre suas características estão a ausência de boca e aparelho digestivo, revestimento do corpo por uma cutícula e segmentação por proglotes. Alimentam-se por difusão dos alimentos ingeridos anteriormente pelo hospedeiro. Um exemplo é a tênia, que pode chegar aos 8 metros de comprimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário